Conheça temperos que substituem o sal
Nos últimos anos o sal tem sido apontado como um dos mais temidos vilões da saúde. Apesar disso, porém, o fato é que seu consumo está longe de ser combatido como deveria, pelo que ele tem sempre presença garantida na maioria dos pratos da culinária brasileira.
E se um pouco de sal não chega de fato a fazer mal a ninguém, o fato dele ter se tornado principal fonte de sócio da atualidade o coloca como um dos principais motivadores de problemas como aumento de pressão arterial, hipertensão ou até outros mais sérios.
Sabendo disso, portanto, apresentamos a seguir uma lista de sugestões de temperos diferentes que podem substituir perfeitamente o sal e ainda proporcionar uma refeição mais saudável. Veja!

Veja dicas de temperos que substituem o sal e tornam o alimento mais saudável

Alho e cebola
O alho é um tempero muito apreciado na culinária. Além de deixar a comida saborosa ele também contribui para redução da pressão sanguínea e níveis de colesterol.
Por outro lado, a cebola ajuda inibir a ação de bactérias e fungos que são prejudiciais ao organismo, o que diminui os riscos de problemas como trombose e aterosclerose. A dupla de temperos ainda ajuda prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer, como os de pulmão, próstata, estomago e fígado.
Salvia
A salvia além de ser usada como condimento, também é usada como planta medicinal por possuir ação anti-inflamatória e capacidade de estimular a digestão.
O alimento ainda é usado como estimulante para quem sofre com problemas de falta de apetite, edema, afta, afecções na boca, bronquite e tosse. É importante dizer aqui que ele combina perfeitamente com massas e aves, podendo ser usado tanto em versão de folha inteira como em pó.
Manjericão
Há muito tempo o manjericão é usado como tempero na cozinha, sendo ele capaz de dar um toque todo especial ao molho vermelho, molho presto e às tortas salgadas.
Além de suas propriedades gustativas, o tempero também se destaca por ajudar o sistema cardiovascular e acalmar os espasmos da digestão.
Alecrim
O alecrim possui um sabor suave quando usado como tempero de carnes vermelhas e peixes. O tempero também pode ser usado no preparo de sopas e arroz, já que deixa o prato com aroma mais gostoso. Além de tudo ele ajuda a combater o vírus da gripe além e prevenir doenças dos rins, catarata e da retina.
Salsinha
A salsinha é mais um tempero muito usado na cozinha, seja em folhas frescas ou desidratadas. Elas costumam deixar os pratos com aroma leve e sabor agradável, sendo ainda excelente aliada para o organismo, visto que é capaz de combater doenças dos rins e do coração.
Coentro
As folhas, bem como as sementes do coentro, são excelentes opções em temperos, elas são ricas em ferro e vitamina C e podem proporcionar efeito calmante ao corpo.
Estragão
Embora não seja exatamente popular, o estragão é um tempero que pode ser encontrado facilmente em supermercados e lojas de temperos. Suas folhas lembram bastante as de erva-doce.
Esse tipo de condimento deixa a comida com um toque levemente adocicado, ajudando também com o alívio da cólica menstrual e melhora na digestão.

Fonte: http://www.clickgratis.com.br/receita/dicas-cozinha/conheca-temperos-que-substituem-o-sal-e-ainda-dao-um-toque-mais-saudavel-ao-alimento/